CIRCUITO ESPORTIVO

Aqui o esporte amador é tratado de forma profissional

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Copa Cidade do Aço de Kart Indoor acontece amanhã


O Kartódromo Internacional de Volta Redonda sedia amanhã a 3ª Copa Cidade do Aço de Kart Indoor, competição voltada para pilotos amadores. Mais de 40 pilotos já estão inscritos e a expectativa é de que mais de 50 participem da competição, que terá a primeira bateria às 10 horas. Disputam a Copa as seguintes categorias: Kart 13hp e Kart 6,5hp.
Para participar é preciso ter a partir de 16 anos e altura mínima de 1,50 metro. Os participantes terão três corridas garantidas e a quarta para quem for classificado para a final.
A inscrição pode ser feita até no dia do evento. O valor para o Kart 13hp é de R$ 220 e para o Kart 6,5hp é de R$ 150. Os primeiros colocados receberão troféus e camisetas. O evento será aberto ao público, com entrada franca, a partir das 9 horas.

Smel promove a 1ª Olimpíada da Terceira Idade

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) promove entre os dias 27 e 29 a 1ª Olimpíada da Terceira Idade. A cerimônia de abertura será às 9 horas, na Ilha São João. A competição vai reunir integrantes dos programas voltados para a Terceira Idade da Smel, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária, além de frequentadores da Academia da Vida e membros da Associação dos Aposentados de Volta Redonda. A expectativa é que o evento reúna cerca de 1,5 mil competidores, em diversas modalidades.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Daniel de Carvalho, ressaltou a importância dos jogos para a Terceira Idade. “Esta é a primeira Olimpíada da Terceira Idade realizada no Estado, e o que queremos é dar oportunidade a essas pessoas para mostrar o potencial delas. A expectativa é a melhor possível, tanto no sentido da participação, quanto da integração dos competidores”, diz o secretário.
“Sendo o primeiro evento do tipo que promovemos, está tudo dentro do esperado. A ideia é prosseguir com as Olimpíadas da Terceira Idade e no próximo ano envolver as cidades da região”, completa Carvalho.
O secretário lembrou que haverá medalhas para o primeiro, segundo e terceiro colocados, mas também para todos os participantes das Olimpíadas. As entidades participantes dos jogos também receberão troféus.
Entre as modalidades que serão disputadas estão futsal, futebol society, vôlei (câmbio), basquete, atletismo – com corridas de 50 e 100 metros, natação, peteca, boliche e jogos de salão (dama, buraco, trinca e dominó).

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Thiago avança para a final dos 400m medley


Thiago Pereira garantiu vaga na final dos 400m medley do Pan Pacífico, que está sendo realizado em Irvine, na Califórnia, Estados Unidos. O brasileiro registrou o tempo de 04min15seg35, o terceiro no geral, pouco acima da sua melhor marca no - 4min14s06, conquistada também em Irvine, no final de maio. A melhor da carreira de Thiago é 4min08seg86, recorde sul-americano e brasileiro, obtida no Mundial de 2009, em Roma.
"O nado medley é minha especialidade e quero colocar em prática tudo que treinei neste período que estou aqui nos Estados Unidos", diz Thiago.
Thiago terá pela frente o norte-americano Ryan Lochte, que se classificou em primeiro. Michael Phelps marcou o quarto melhor tempo, mas ficou fora da final, devido ao regulamento que restringe a dois, o número de atletas do mesmo país na prova decisiva. Tyler Clary foi o segundo norte-americano classificado.
O nadador do Corinthians preferiu não competir na Final B dos 200m borboleta, que aconteceu nesta quarta-feira. "Esta prova foi importante para eu entrar no ritmo da competição. Eu me senti bem na água e espero ir melhorando a cada dia", explica.
Thiago disputará as eliminatórias dos 100m borboleta nesta sexta-feira. "A prova dos 100m borboleta é praticamente uma novidade para mim, já que será a primeira vez que a nadarei internacionalmente", avisou. Nesta temporada, Thiago marcou 53seg61, em maio, durante o Troféu Maria Lenk, realizado em Santos (SP).

Voltaço vai disputar o Estadual de Showbol


Neste sábado, dia 21, começa o Campeonato Estadual de Showbol, que será disputado no Complexo Esportivo da Rocinha, no Rio. Ao todo serão dez jogos, com expectativa de um público de cerca de mil pessoas em cada partida. Seis times estão inscritos na competição. O Volta Redonda, que está na Chave A, estreia às 11h30min, contra o Flamengo, atual campeão brasileiro. O campeonato terá ainda a participação de Fluminense, Vasco, Botafogo e América.
Os times serão divididos em duas chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo vão para a semifinal programada para 3 de setembro. As finais serão disputadas nos dias 10 e 12 de setembro.
O evento reunirá grandes jogadores que viraram ídolos cariocas, como Bebeto, Romário, Edmundo, Djalminha e Sérgio Manoel. Estes jogadores também participarão de clínicas com as crianças da comunidade e integrantes dos programas desenvolvidos dentro do Complexo Esportivo.
Pelo Voltaço foram selecionados Sandro, Alex, Tatu, Vicente, Ari, Marcelo, Vilas, Andinho, Valtinho, Betinho, Paloma, Humberto, Sidcley, Magrão, Isaias e Marcelo Paulino. A equipe será comandada pelo técnico Cafu.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Velejador de Angra está fora do Mundial


Após dois dias de competições e quatro regatas realizadas, os representantes do Brasil na classe J24, que disputam o Mundial da Suécia, não conseguiram bons resultados e praticamente deram adeus à defesa do título mundial. Com um 310 e um BFD (largada escapada com bandeira preta) os brasileiros somam 122 pontos perdidos e estão fora da briga pelo título.
As apostas antes do campeonato começar eram em ventos mais fracos e os dois primeiros dias do mundial foram exatamente o oposto. Das quatro regatas realizadas, três foram de buja, ao invés da genoa, e o time bruschetta sofreu muito nesta condição.
“Sempre andamos muito bem no vento forte, mas desta vez não estávamos com a vela certa e perdemos muito em relação aos adversários. Quando falta velocidade, tudo fica muito mais difícil e o retrato disso foi a bandeira preta na quarta regata, onde na tentativa de sair melhor, acabamos queimando o tiro”, comenta Santa Cruz.
Ainda faltam seis regatas para o término do campeonato, mas sem chances de brigar pelo título, a equipe brasileira já pensa nos próximos desafios e continuará reunida para a disputa do Campeonato Sul-americano, em novembro, no Peru, que será eliminatória para o país nos próximos Jogos Panamericanos do México, no ano que vem, além do Mundial de 2011, em Buenos Aires.
“O Mundial é sempre uma competição de altíssimo nível e qualquer erro é fatal. São dez regatas em apenas cinco dias, e tudo precisa dar certo. Estamos muito abatidos com a maneira com que tudo aconteceu. No entanto, nos últimos cinco mundiais em que esta equipe esteve junta, ganhamos três (2006, 2007 e 2009) e fomos vice-campeões em 2005. É
uma campanha fantástica e daremos continuidade ao trabalho”, ressalta o angrense Daniel Santiago, trimmer do time brasileiro.

Paulo Campos assume comando do Resende


Paulo Campos é o novo técnico do Resende. Apresentado pela diretoria terça-feira, ele será também coordenador das equipes de base do clube. Por meio dessa função, ele será o responsável pelo planejamento e a execução do trabalho de valorização, formação e integração das categorias com a equipe profissional.
“O que me atraiu a aceitar o convite do Resende foi o planejamento da diretoria visando o campeonato estadual do próximo ano. Todos querem resgatar os bons momentos vividos recentemente pelo clube, a partir da ascensão a primeira divisão até o vice-campeonato da Taça Guanabara, em 2009”, afirma o treinador.
O primeiro compromisso oficial de Paulo Campos como técnico do Resende será a disputa da Copa Rio, que começa em setembro. O campeão e o vice da competição se classificam para disputar a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro da Série D.
Na Copa Rio, o treinador não contará com alguns jogadores que foram emprestados a outros clubes após o término do Campeonato Carioca. Ele revela, porém, que utilizará a competição para observar os atletas do elenco visando à participação do time no campeonato estadual de 2011.
Paulo Campos passou por grandes clubes do cenário nacional, entre eles Vasco, Botafogo, Fluminense e o Paraná Clube. O treinador também já trabalhou como auxiliar técnico de Vanderley Luxemburgo no Palmeiras e no Real Madri. O seu último clube antes do acerto com o Resende foi o Al Hilal, do Sudão, onde conquistou o título nacional e o terceiro lugar na Champions League da África.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sesi-Resende recebe etapa do circuito de natação

Neste sábado, dia 21, o Sesi-Resende sediará a 4ª etapa do Circuito de Natação da Região Sul. A competição reunirá nadadores de mirim a master de toda a região e contará com a participação do ex-nadador da seleção brasileira e tetracampeão do circuito estadual de Águas Abertas, Artur Pedroza. O Sesi fica no Jardim Jalisco e a entrada é franca.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Kartódromo forma nova turma do ‘Piloto Cidadão’


Oitenta crianças, de 13 e 14 anos, participaram domingo, dia 15, da formatura da sexta turma do Programa Piloto Cidadão, realizada no Kartódromo Internacional de Volta Redonda. Com o intuito de desenvolver conceitos sociais, ambientais, iniciação aos conhecimentos do kart e princípios básicos de pilotagem em jovens cidadãos, o programa tem como público-alvo alunos da rede municipal de ensino e já formou aproximadamente 500 jovens.
José Fardim, administrador do kartódromo e idealizador do programa, destacou a importância de investimentos em projetos sociais. “É muito bom para nós formarmos mais uma turma do programa. Quero agradecer aos que apoiaram e incentivaram mais esta conquista”.
Já o coordenador do programa, Ubiratan Portilho, destacou que a qualificação e a cidadania são os princípios básico para ser um bom piloto. “Estou aqui para cumprir o prometido no primeiro dia de aula: hoje vocês são pilotos. Coloquem em prática tudo o que foi aprendido durante as aulas”, diz Portilho.
Patrícia Masa, que representou os pais dos formandos na solenidade, fez um agradecimento aos idealizadores do programa. “Este projeto permitiu que a minha filha superasse muitas barreiras e ser mais responsável. Os pais devem incentivar cada vez mais os filhos a praticarem mais atividades esportivas e acreditarem em si mesmos”.

Atletas da Corbama correrão a Meia Maratona do Rio

Atletas da Corbama (Corredores de Barra Mansa) irão participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro, que acontece no próximo domingo. A competição, que terá largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, reúne cada vez mais a participação de estrangeiros, não só os convidados que integram os pelotões de elite masculino e feminino como os amadores que fazem questão de participar da grande festa do atletismo nacional. A 14ª edição da prova, que terá percurso de 21 quilômetros, contará com a participação de corredores de 20 países.
Os corredores de Barra Mansa estão se preparando para enfrentar mais um desafio. Atletas como Viviane Amorim, Suellen Albuquerque, Flávio Rosa, entre outros, ressaltam a importância do Circuito de Corridas em Barra Mansa como forma de preparação para as grandes competições e ainda estimular a população à prática de exercício físico.
“Esse circuito vai servir como base de preparo para os atletas que buscam escrever seus nomes no cenário do esporte nacional”, diz Elias Barbosa Romeiro, o Elias da Corbama.
A organização, que está investindo no processo de internacionalização da prova, já conta com mais de 100 corredores inscritos de 20 países como os Estados Unidos, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Portugal, Arábia Saudita, Paraguai, Peru, Uruguai. Venezuela, Colômbia, Chile e Argentina, além de países africanos.

Thiago está otimista para disputa do Pan Pacífico


Thiago Pereira está pronto para a disputa do Pan Pacífico, principal competição da temporada, que acontece de amanhã a domingo, em Irvine, na Califórnia (EUA). O nadador tentará as medalhas nos 200m e 400m medley e 100m e 200m borboleta, além das provas de revezamento.
"Esta fase pré-campeonato serve para relaxar e ficar tranquilo. Estou muito bem preparado e espero bons resultados, para marcar esse novo ciclo na minha carreira", afirma o nadador que treina com o técnico David Salo, no Trojan Swim Club, em Los Angeles, há um ano.
Em 2006, Thiago Pereira nadou o Pan Pacífico e ficou com a medalha de bronze nos 400m medley. "Minha natação evoluiu muito durante esses quatro anos e conquistei os melhores resultados da minha carreira. O Pan Pacífico é o campeonato que visei neste período treinando nos Estados Unidos e estou otimista", diz o atleta do Corinthians.
O Pan Pacífico contará com a participação de mais de 300 nadadores, de 21 países, entre eles, nomes como os norte-americanos Michael Phelps e Ryan Lochte, rivais de Thiago Pereira. "Phelps e Lochte são grandes adversários, mas vários outros atletas fortes participarão do Pan Pacífico e lutarão pelo pódio. Mas estou bem preparado e confiante", continua Thiago.